Consegui crédito imobiliário através de financiamento de imóvel no Itaú. E, como era meu primeiro imóvel, decidi utilizar o FGTS para amortizar parte da dívida do financiamento. Como era de se esperar, o processo envolveu algumas burocracias.
Descobri que existia um manual na internet indicando passo a passo o que deveria ser feito. Entretanto, deparei-me com diversas dúvidas. Inclusive, tive que refazer parte do processo pois o manual não era tão bem explicado.
O que faço aqui é um "manual do manual", pra evitar que mais pessoas tenham que repetir passos e perder seu precioso tempo.
Aqui estou assumindo que você é elegível a utilizar o FGTS na amortização da dívida de financiamento de imóvel junto ao Itaú. Portanto, não descreverei tais condições.
O processo, por maior que pareça no manual, consiste de 2 passos. Primeiro, reunião da documentação necessária e segundo, envio via correios.
Descreverei a burocracia relativa aos documentos.
O manual do Itaú lista 5 pontos (os quais vou cobrir fora de ordem):
- Formulário para Movimentação de Conta Vinculada do FGTS – Amortização/ Liquidação/ Pagamento de parte do valor das prestações de financiamento habitacional;
- Extrato atualizado das contas de FGTS envolvidas na operação;
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Declaração completa do IR (Imposto de Renda) Conforme exigência da Caixa Econômica Federal;
- Matrícula do Imóvel.
Deixarei o primeiro item por último. Começarei pelo
2. Extrato atualizado das contas de FGTS envolvidas na operação
Esse passo você pode fazer pela internet. Basta acessar esse passo a passo muito simples de como consultar o extrato do FGTS pela internet, baixar os extratos completos das contas que quiser utilizar para amortizar a dívida e imprimir.
No manual do Itaú está descrito "Serão aceitos somente extratos completos emitidos nas agências da Caixa Econômica Federal". Entretanto, o extrato da internet também é aceito para esse passo.
No manual do Itaú está descrito "Serão aceitos somente extratos completos emitidos nas agências da Caixa Econômica Federal". Entretanto, o extrato da internet também é aceito para esse passo.
3. Carteira de Trabalho (CTPS)
As páginas que você precisa tirar cópia são:
* Página que contém a sua foto, número do PIS e número de registro:
* Os contratos de trabalho:
É importante que na cópia dos contratos de trabalho apareçam os CNPJs referentes às contas do FGTS das quais se deseja utilizar para amortização da dívida.* Página que contém a sua foto, número do PIS e número de registro:
* O verso dessa página (contém sua qualificação civil):
4. Declaração completa do IR (Imposto de Renda) Conforme exigência da Caixa Econômica Federal
A declaração completa do Imposto de Renda é gerada ao fim da declaração e envio à receita federal. Preste atenção no exemplo da folha 4 abaixo (você deve imprimir TODAS as folhas do último imposto de renda que declarou, provavelmente tem 5 ou 6 páginas dependendo da quantidade de itens preenchidos).
Considero, como já mencionado anteriormente, que você é elegível a utilizar o FGTS para amortização da dívida de financiamento imobiliário. Portanto, deve haver apenas 1 item declarado na seção "Declaração de bens e direitos" do imposto de renda contendo informações do imóvel financiado. É importante lembrar qual é a página e o item que contem essa informação para o próximo passo. No caso do exemplo, é a página 4 item 1.
Você tem que imprimir também o recibo do envio (abaixo segue um exemplo dessa folha).
5. Matrícula do Imóvel
Aqui é uma parte muito importante e que me tomou um tempo desnecessário pois não é bem explicado pelo manual do Itaú. Não vou explicar os porquês, apenas vou mostrar a solução. Nesse item você tem que fazer uma carta declarando que o imóvel presente em sua declaração do imposto de renda é o mesmo financiado jundo ao banco Itaú. Segue um exemplo abaixo para ilustrar:
Eu, [SEU NOME COMPLETO], portador do RG: [SEU RG] e do CPF: [SEU CPF], declaro sob as penas da lei que o imóvel constante no item 1 da página 4 na seção "Declaração de bens e direitos" da minha DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL - IMPOSTO SOBRE A RENDA - PESSOA FÍSICA, EXERCÍCIO 2014 é o mesmo financiado junto ao banco Itaú.
[Assinatura]
Não se esqueça de trocar o item, a página e o ano do exercício pelos seus dados correspondentes.
Importante
Com a carta em mãos vá a um cartório e faça reconhecimento de firma. O reconhecimento pode ser por autenticidade ou semelhança.
Por fim vamos ao preenchimento do ponto 1.
1. Formulário para Movimentação de Conta Vinculada do FGTS – Amortização/ Liquidação/ Pagamento de parte do valor das prestações de financiamento habitacional
Um modelo desse formulário está no manual da internet. A parte que mais gera confusão é justamente o preenchimento da tabela presente nele. As informações da referida tabela vêm do extrato do FGTS. Basta seguir as correspondência dos campos abaixo:Final. Envio pelos correios
De posse de todos esses documentos, coloque-os em um envelope e na sua face escreva:
Crédito Imobiliário Itaú – Pós-Venda
Caixa Postal 67540
CEP 03162-971/ São Paulo – SPVá a qualquer agência dos correios e faça o envio por carta registrada ou sedex.
Daí em diante basta esperar o tempo descrito no manual. O meu processo demorou 2 semanas, mas tem-se que considerar que o passo 5. Matrícula do imóvel me rendeu problemas e, portanto, demorei mais que o normal.
Amigo,
ResponderExcluirvocê chegou a enviar a matrícula do imóvel? Pergunto isso porque existe um custo de cartório.